[Gastosabertos-dev] [Gastosabertos] [okfn-br] Discussão em cima dos Contratos da Prefeitura de 2014 e integração com Diário Livre

Luiz Armesto luiz.armesto em gmail.com
Sábado Maio 23 04:50:14 UTC 2015

Fiz mais algumas coisas na api.

Inclui um parametro para permitir ordenação ("order_by") que aceita um
lista de nomes de campos separados por virgula. Para ordenação desc basta
colocar um sinal de menos na frente do nome do campo. Por exemplo,
"?order_by=-valor" vai ordenar do maior valor para o menor.

Também é possivel usar apenas parte das datas para agrupar na agregação,
usando os prefixos "__year" e "__month". Por exemplo,
"?group_by=data_publicacao__month" vai agrupar e mostrar a soma dos valores
dos contratos publicados no mesmo mês, independente do dia.

Com isso conseguimo usar a api para algumas coisas a mais como, entre
outras coisas, pegar:
 - top 5 dos orgãos com mais contratos [1]
 - top 5 dos orgão que mais gastaram com contratos [2]
 - top 5 dos fornecedores que mais receberam [3]
 - quantos contratos com um forncedor foram publicados, e qual o valor
total deles, em cada mês [4]

[]'s

[1]
http://demo.gastosabertos.org/api/v1/contrato/aggregate?group_by=orgao&order_by=-count&per_page_num=5