[Gastosabertos-dev] AJAX e Acessibilidade/"Crawlabilidade"

Andres MRM andres em inventati.org
Quinta Maio 28 12:49:37 UTC 2015

Oi gente,

Vocês tem alguma ideia das implicações dessa arquitetura que estamos usando de
"carregar tudo via AJAX" para a Acessibilidade/Crawlabilidade do sistema?

Pelo que vi, a maioria das pessoas cegas usa navegadores com JS ativo. Então,
desde que o AJAX crie uma versão acessível (tabela além de gráfico), essas
pessoas poderiam "ver" o site também.

Mas e para crawlers (como Google)? Vi alguns lugares que dizem que o crawlers
do Google já suportam JS, outros dizem que não...

Vocês sabem mais sobre isso? Simplesmente não suportar nada sem JS me parece
problemático, seja pelas pessoas com navegadores especiais sem esse
suporte, seja por ferramentas de acesso a web que também não o suportem.
Criar um outro site sem AJAX me parece não resolver o problema, pois buscas no
Google retornariam esse site "inferior" ao contrário do outro...

Abraços!