[Gastosabertos-dev] AJAX e Acessibilidade/"Crawlabilidade"

Luiz Armesto luiz.armesto em gmail.com
Quinta Maio 28 14:35:35 UTC 2015

> Oi gente,
>
> Vocês tem alguma ideia das implicações dessa arquitetura que estamos
> usando de
> "carregar tudo via AJAX" para a Acessibilidade/Crawlabilidade do sistema?
>
> Pelo que vi, a maioria das pessoas cegas usa navegadores com JS ativo.
> Então,
> desde que o AJAX crie uma versão acessível (tabela além de gráfico), essas
> pessoas poderiam "ver" o site também.

As tabelas e o seletor de ano do site de receita implementam atributos do
ARIA [1], assim como tomei cuidado para permitir navegação pelo teclado,
então a princípio não deveriamos ter problemas de acessibilidade. Mas só
com teste, de preferencia feitos por alguem com experiencia na utilização
de ferramentas de acessibilidade, que teremos certeza.

De qualquer modo, o principal do site do projeto serão as visualizações
gráficas, o que não tem muito o que fazer em relação a leitores de tela. A
melhor acessibilidade para cegos, neste caso, acho que seria permitir que
façam download dos dados e utilizem os programas que já estão habituados
para navegar neles (uma planilha eletrônica, direto no editor de texto,
etc). Me corrijam se estiver errado.

> Mas e para crawlers (como Google)? Vi alguns lugares que dizem que o
> crawlers
> do Google já suportam JS, outros dizem que não...

O Googlebot consegue renderizar o site de receitas, que é todo com ajax,
sem problemas. Mando em anexo um screenshot do resultado do teste.

Depois, Andres e Edgar, me mandem (em particular se quiserem) os seus
emails que usam nos serviços do google para eu dar acesso ao "search
console" do domínio "site.gastosabertos.org".

> Vocês sabem mais sobre isso? Simplesmente não suportar nada sem JS me
> parece
> problemático, seja pelas pessoas com navegadores especiais sem esse
> suporte, seja por ferramentas de acesso a web que também não o suportem.
> Criar um outro site sem AJAX me parece não resolver o problema, pois
> buscas no
> Google retornariam esse site "inferior" ao contrário do outro...

Em casos em que os crawlers não conseguem indexar o site por problemas de
javascript, há técnicas de fornecer snapshots e assim continuar tendo o
site principal, todo dependente de javascript e AJAX, sendo o indexado e
retornado nos resultadas das buscas. Não precisa criar um site alternativo.

[]'s

[1] https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/Accessibility/ARIA
--
Luiz Armesto