[Gastosabertos-dev] AJAX e Acessibilidade/"Crawlabilidade"

Andres MRM andres em inventati.org
Quinta Maio 28 14:59:53 UTC 2015

Quoting Luiz Armesto (2015-05-28 11:35:35)
> As tabelas e o seletor de ano do site de receita implementam atributos do ARIA
> [1], assim como tomei cuidado para permitir navegação pelo teclado, então a
> princípio não deveriamos ter problemas de acessibilidade. Mas só com teste, de
> preferencia feitos por alguem com experiencia na utilização de ferramentas de
> acessibilidade, que teremos certeza.

Ah, que bacana! É, eu gostaria de seguir isso, mas é difícil sem poder
testar...

> De qualquer modo, o principal do site do projeto serão as visualizações
> gráficas, o que não tem muito o que fazer em relação a leitores de tela. A
> melhor acessibilidade para cegos, neste caso, acho que seria permitir que façam
> download dos dados e utilizem os programas que já estão habituados para navegar
> neles (uma planilha eletrônica, direto no editor de texto, etc). Me corrijam se
> estiver errado.

É, dai eu não sei se o melhor é baixar os dados ou "ver" no site mesmo...
Mas entendo que o melhor seja "ver" no site mesmo, se não não estaríamos tendo
todo esse trabalho para pessoas "videntes".

A alternativa que achei para o caso dos gráficos é gerá-los a partir de
tabelas:
http://www.highcharts.com/demo/column-parsed
No Cuidando há poucos gráficos, mas pretendo usar essa técnica mesmo assim.

No GA acho que seria o caso de ir atualizando uma tabela "casada" com o
drilldown das barras, que é o que já estamos fazendo, certo?

O que não achei alternativa é para o mapa do Cuidando. Mas estou pensando em
ter uma tabela casada com o que o mapa mostra. Então, se você filtrar o mapa
por pontos próximos a um local, poderá lê-los na tabela, o que seria
minimamente acessível.

Por falar nisso, copiei "descaradamente" seu código do DataTable, Luiz.
(alterei uma linha ou outra para funcionar no Cuidando) Depois me fala como
quer os "créditos".

Ufa, que bom.

Abraços e obrigado pelas respostas!