[Gastosabertos-dev] AJAX e Acessibilidade/"Crawlabilidade"

Luiz Armesto luiz.armesto em gmail.com
Quinta Maio 28 15:58:24 UTC 2015

> [...]
> Mas entendo que o melhor seja "ver" no site mesmo, se não não estaríamos
> tendo
> todo esse trabalho para pessoas "videntes".
>
> A alternativa que achei para o caso dos gráficos é gerá-los a partir de
> tabelas:
> http://www.highcharts.com/demo/column-parsed
> No Cuidando há poucos gráficos, mas pretendo usar essa técnica mesmo assim.
>
> No GA acho que seria o caso de ir atualizando uma tabela "casada" com o
> drilldown das barras, que é o que já estamos fazendo, certo?

O nosso trabalho para pessoas "videntes" com o site é apresentar os dados
visualmente. É a facilidade de já ter visualizações que evidenciam certas
informações tiradas dos dados brutos (como diferença no volume de
arrecadação entre os diferentes tipos)

O melhor mesmo seria conseguirmos uma "consultoria" de alguém que necessite
de ferramentas de acessibilidade. Eu já tentei usar leitor de tela para
avaliar acessibilidade há algum tempo, mas me falta uma base para
comparação e experiência de uso da ferramenta para saber se estava ok ou se
estava um lixo.

O meu ponto é que na tabela que apresentamos casada estão todos os dados
usados, divididos em páginas diferentes. Nos graficos, em geral, aparecem
informações agregadas e estatísticas. O tipo de informação que você
consegue tirar de cada um apenas lendo é diferente. No grafico de drilldown
é fácil ver a soma de valores de itens dentro de uma hierarquia, podendo
navegar por ela. A nossa tabela não dá essa informação (e não sei o quão
acessível é o grafico para conseguirem tirar essas informações das legendas
e tooltips). Ler na tela milhares de linhas e conseguir tirar valor dessas
informações não me parece nada fácil.

Por outro lado, tendo um arquivo que pode ser aberto em uma planilha, a
pessoa que tem conhecimento da ferramenta consegue fazer filtragens, tirar
somas, médias, etc, algo que não consegue nas tabelas da página.

> O que não achei alternativa é para o mapa do Cuidando. Mas estou pensando
> em
> ter uma tabela casada com o que o mapa mostra. Então, se você filtrar o
> mapa
> por pontos próximos a um local, poderá lê-los na tabela, o que seria
> minimamente acessível.
>
> Por falar nisso, copiei "descaradamente" seu código do DataTable, Luiz.
> (alterei uma linha ou outra para funcionar no Cuidando) Depois me fala como
> quer os "créditos".

Os módulos DataTable e UrlManager são código livre originais escritos para
o Gastos Abertos. Como parece que a thread sobre licença do projeto e
detentores dos direitos autorais não deu em nada, eu te licencio esses
trechos usando a mesma licença livre que você vai usar no Cuidando. De os
creditos como fará para qualquer outro trecho de código livre que venha a
usar.

[]'s

--
Luiz Armesto