[Gastosabertos] Algumas idéias, algumas coisas descobertas do que significam os códigos de execução de orçamento

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Quarta Dezembro 2 02:06:24 UTC 2015

Olá, Carlos.

Muito bom seu esforço para tentar entender o caminho o dinheiro público de
Salvador e fico contente que o trabalho sendo feito na cidade de São Paulo
o tenha inspirado. Para quem não viu (sugiro passar o link noutro e-mail
assim, Carlos), aqui está o texto do Carlos no Medium: Análise de Dados do
Orçamento Publico Municipal de Salvador
<https://medium.com/@carlosviansi/7461710d731e#.jksv1zfv9>.

Sobre as etapas desde a receita até a execução, acredito que vale a pena
ler alguma referência didática sobre o assunto, apesar de ter lido seu
trabalho de pesquisa, quase como um fenomenologista, foi interessante.
Minha recomendação é o livro do Odilon Guedes 'Orçamento e Cidadania', que
já havia mencionado.

Sobre as siglas, no Manual Técnico do Orçamento, referenciado na nossa wiki
<https://pt.wikiversity.org/wiki/Gastos_Abertos/Refer%C3%AAncias>, é
possível ver explicações sobre essas classificações no capítulo 5, a partir
da página 36, da última versão do manual (setembro de 2015). Há também
explicações sobre as classificações da receita no capítulo 4.

Temos que pedir para os órgãos responsáveis pelos dados de Salvador para
termos acessos a eles em formato aberto.

Tom

Everton Zanella Alvarenga
Open Knowledge Brasil