[Gastosabertos] Possíveis dúvidas para próxima aula de quinta?

Carlos Andrade carlosviansi em gmail.com
Quinta Dezembro 3 03:16:12 UTC 2015

Oi,

Algumas sugestões de dúvidas para aula acaso vocês compartilhem (assisti a
todas as partes para dar tempo de repassar aqui):

1. Entendo que orgão e unidade não é unificado, no entanto o Edgar havia
levantado em um e-mail da Gastos Abertos se era possível encontrar uma
tabela com uma descrição de cada secretaria do estado e/ou demais orgãos
listando na tabela de despesas (e.g. FUCOM eu acho). Talvez ele saiba de
alguma referência para SP ou tenha feito uma já que está fazendo o mestrado
nisso.

2. Já que a classificação de receitas é padrão, onde conseguimos uma tabela
descrevendo todos os possíveis códigos bem como o detalhamento. Sei que tem
o MTO mas talvez ele tenha alguma referência melhor em formato de dados que
a gente possa puxar para página de contratos da gente, ou algo mais
simplificado com explicação mais didática. *Me refiro aqui a fonte, vi que
os slides tinham mas não sei onde conseguiu*. A descrição também é muito
simplificada, e eu realmente entendi pelos exemplos que ele deu do que pelo
texto. Existe algum documento que descreva em maiores detalhes?

3. Ele seria capaz de estender aquele diagrama de Função, Programa, Ação,
etc. para incluir receita e despesas através do código? Nós sabemos
vagamente que por exemplo na tabela de despesas da prefeitura de são paulo
é listada a fonte (ou é o LOA). Então mesmo em "rúbricas" diferentes como
ele chamou as de receita, existe um mapeamento. Onde eu acho uma taxonomia
de todos os codigos e as relações entre si? Ou se ele poderia esboçar uma
no quadro. Meu maior interesse na taxonomia é por isso aqui que o Edgar fez:

http://nbviewer.ipython.org/github/okfn-brasil/gastos_abertos_notebooks/blob/master/jupyter/python/Maiores%20Projetos%20de%202016%20por%20Subprefeitura.ipynb

Se a gente entende a taxonomia ligando receita, e despesa é simples
imaginar todo um processo de navegação de um interessado no tópico a partir
do mapa e refinando essas coisas etc. Me parece mais intuitivo do que
quebrar receitas para um lado e contratos para outro conforme a taxonomia e
conforme temos feito no site na primeira versão.

4. O Marin mencionou que as Pedaladas Fiscais poderiam ser observadas por
exemplo não no LDO mas pela baixa execução do orçamento para as
secretarias. Isso parece ser justamente o gráfico que a Natalia sugeriu ao
Sérgio e que eu fiz clicavel: https://plot.ly/9/~carlosviansi Talvez fosse
válido perguntar a ele outras ideias que pudessem ser identificadas do
mesmo jeito. Algumas coisas ele falou serem dificeis e não estarem feito,
mas talvez isso seja simples via programação.

5. Talvez fosse util pedir a ele as portarias que definem coisas para
cidade de São Paulo e as demais que regulamentam a nivel federal. O Luis
olhou e repassou algumas e já estão na wiki mas ele poderia complementar.