[Gastosabertos] Definições dos artigos técnicos do GA

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Sexta Dezembro 11 12:12:11 UTC 2015

Caros,

como combinei com o Carlos dele escrever 2 artigos técnicos/tutoriais, ele
havia começado a trabalhar no script de Selenium para raspar dados da
página da receita. Como esse trabalho foi trapicamente desnecessário (uso
do selenium, pois já temos os dados abertos), estou abrindo aqui uma lista <
https://www.piratepad.ca/p/brein-istormi> de possibilidades. Essa é a ordem
de artigos que tenho em mente como prioritárias:

1 - O que são APIs? Por que elas importam e como utilizá-las
https://docs.google.com/document/d/1Pgozv8w48EMAe5WOnI9Lka-3ah9ZYKMn4B8tgSeexeg/edit
2 - Como extender a API para outras cidades:
https://gist.github.com/everton137/3893d1e45818a017e1fc
3 - Usando o Pandas para analisar dados do orçamento
4 - Criando um Treemap com dados hierarquicos
5 - Usando o CartoDB
6 - Cruzando diferentes fontes de dados
7 - Limpeza de dados
8 - Lendo um RDF
9 - Peguei um XML, e agora o que eu faço?!
9 - como usar um codigo selenium

1 e 2 já está bem encaminhado. Temos que ser se já não existe em português
alguns itens acima ou se vale traduzir algo, como a Isis bem fez em 1, onde
precisamos apenas casar com bons exemplos usando nossa API.

@Edgar, Carlos, Luiz, vocês conseguem se organizar para cada um pegar 2
tutoriais cada um?

--
Everton Zanella Alvarenga