[Gastosabertos] Métricas para Secretarias e Sub-Prefeituras do Municipio de SP, CGM e Páginas Legais do Facebok

Fernando M. fagmj74 em gmail.com
Domingo Dezembro 6 13:27:35 UTC 2015

Oi Carlos, só uma observação: o controle da administração pode ser visto
como auditoria, e como esta, pode ser interna - no caso das Controladorias
(CGU para a União, CGE para os estados, CGM para os municípios que as
criarem, etc) e externa, que são os Tribunais de Contas.
Como os entes federais são autônomos, não há a prestação "de cima para
baixo" como você diz. Assim (de forma simples), o TCU só age na esfera
federal (União) e os Tribunais de Contas Estaduais agem nos respectivos
Estados. A única exceção é para os municípios, após a CF/88, que são
"auditados" pelos TCEs, exceto nos casos em que já haviam Tribunais de
Contas do Munícipio existentes (se não me engano, apenas os municípios de
São Paulo e Rio de Janeiro tinham).

Fernando - fagmj74 em gmail.com