[Gastosabertos] Métricas para Secretarias e Sub-Prefeituras do Municipio de SP, CGM e Páginas Legais do Facebok

Carlos Andrade carlosviansi em gmail.com
Domingo Dezembro 6 13:54:57 UTC 2015

Obrigado pelos esclarecimentos :) Pensar na coisa como interno/externo
simplifica bastante meu entendimento! Acho que eu só tinha visto um caso do
TCE e me atropelei haha.

Vou deixar aqui também outro lembrete antes que eu me esqueça da primeira
aula do Marin:

Na aula foi citado que era uma iniciativa do município de SP havia o
detalhamento
de ações (e.g. página 99 do documento)
<http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/planejamento/ppa20142017_parte_003_parte_001.pdf>,
mas não tenho certeza se isso aparece no quadro detalhado de despesas
<http://orcamento.prefeitura.sp.gov.br/orcamento/execucao.html>. Segundo o
Edgar aparece na coluna ProgramaAtividade mas ainda não achei nenhum caso
concreto no QDD para comparar que os produtos das ações são de fato o que
ocorre em ProgramaAtividade (eu acharia que aqui são apenas as ações).

Imagino que seria muito mais fácil observar irregularidades a este nível de
detalhe do que só tentando mapear ações para contratos.

Há também os estudos que o Fabiano falou <http://www.oim.tmunicipal.org.br/>e
os indicadores de SP <http://observasampa.prefeitura.sp.gov.br> que ainda
estou tentando entender como juntar para os dados de execução (sei que são
listados no PPA também). Ambos observatórios. Me pergunto se existem outros
mais escondidos que podem potencialmente conter ideias de como analisar o
orçamento. Esses dias usei no Google a seguinte busca:

site:salvador.ba.gov.br

E me veio dezenas de sites de projetos da prefeitura de Salvador. Muita
coisa não listada em lugar algum do site da prefeitura. Imagino que o
município de SP possa provavelmente ter mais alguns também.