[Gastosabertos] Fwd: Rabisco inicial do Cuidando 2

Sábado Junho 13 18:03:16 UTC 2015

Abrindo a discussão sobre o Cuidando.

De: Andres MRM <andres em inventati.org>
Data: 21 de maio de 2015 23:14
Assunto: Rabisco inicial do Cuidando 2
Para: "Gisele S. Craveiro" <gisele.craveiro em gmail.com>, Peter Krauss <
ppkrauss em gmail.com>, Everton Zanella Alvarenga <tom em okfn.org.br>, Edgar <
e em vaz.io>, Luiz Armesto <luiz.armesto em gmail.com>

Oi, gente! Fiz um rabisco inicial do Cuidando 2:
http://cuidando.org.br:5001

(Não consegui configurar o WSGI do servidor, então estou rodando a API,
site e
Isso (comentários) cada um em uma porta diretamente via Python. É feio, mas
achei que valia a pena para mostrar o protótipo....
Para reduzir a chance de problemas estou mandando o link só para vocês.)

O que tem minimamente funcionando:
- Expressões regulares agora em Python e minerando mais colunas
- Dados (geolocalizados ou não) em um BD Mongo inseridos através de uma API
  REST feita com o EVE (Python)
- Cliente JS (website) que:
        - Pega da API a lista de todos os ID dos pontos e suas lat,longs
        - Plota isso usando Leaflet com plugin de cluster

Quando a pessoa clica em um ponto ele carrega mais dados do ponto via Ajax e
mostra os comentários relacionados àquele ponto embaixo do mapa.

Estou carregando os dados via Ajax (conforme a pessoa clica em cada ponto)
por
recomendação do Luiz Armesto, já que mandar todos os dados de uma só vez
estava bem pesado no Cuidando 1. Quase 2Mb. Mesmo comprimindo (algo que
parece
que o Cuidando 1 não está fazendo, não sei porque) ainda ficaria meio
grande.

Nesse protótipo ele está baixando os dados rápido, mas, mesmo clusterizando,
levando um tempinho para plotá-los (são quase 2000 pontos). Não acho que
está
inviável, mas seria bom melhorar. Porém talvez isso se resolva sozinho
porque
há pontos que estão sendo mapeados, mas não deveriam. Alguns deles porque
estão fora da cidade. Outros porque na verdade são regiões (Pinheiros, Sé
etc).

O que leva à segunda questão: como representaremos as regiões?
Pensei em ter uma camada só para os pontos (um ponto por linha mapeada) e
outra só com as regiões (cada região representando todas as linhas mapeadas
para ela [talvez com uma cor para o valor total? não sei...]).

Outra questão: vamos clusterizar mesmo os pontos? Fica mais leve, mas talvez
se perca a noção do todo... Tínhamos antes noção do todo? Lembro que o Edgar
tinha recomendado uma visualização +ou- como a de calor.
Clusterizando me parece que não dá para representar os estágios de cada
ponto,
que antes representávamos por cores. Pelo menos não no zoom menor. As cores
só
apareceriam quando aproximamos.

Por fim, alguns pontos óbvios que pretendo trabalhar enquanto não decidimos
as
outras questões do projeto:
- Mostrar mais dados sobre cada ponto quando clicar nele
- Separar por estágios (liquidado, orçado, etc)
- Colocar a tabela listando todos os pontos (DataTables)
- Melhorar as expressões regulares
- Gráficos sobre os dados (ainda não sei se uso HighCharts ou algo mais
  acessível...)

Gits (sim, depois de toda aquela discussão resolvi, por enquanto, replicar o
código nos dois):
https://gitlab.com/ok-br/cuidando2
https://github.com/okfn-brasil/cuidando2
(Antes que o Edgar me xingue de novo: o código está bem porco, mas queria
ter
um exemplo simples para testar as coisas =P )

O Peter está defendendo usar uma Wiki para os dados, ainda não entendi bem
como seria isso, nem se concordo com a ideia, mas como está tudo
razoavelmente
bem modularizado, daria para trocar o módulo correspondente se decidíssemos
mesmo pela Wiki, ou até usá-la em conjunto com o que já tem ai.

Abraços!
(E, por favor, me perdoem o e-mail gigante. Especialmente o Luiz, que
está sendo "jogado" aqui na história. =P )