[Gastosabertos] Olá - apresentação

Alan Tygel alantygel em gmail.com
Terça Maio 5 12:28:49 UTC 2015

Oi pessoal,

É possível eu já conheça alguns/mas aqui, seja pessoalmente seja por email.
Mas, se reapresentar é sempre bom, felizmente as pessoas (e os contextos)
mudam!

Sou doutorando do PPGI/UFRJ, e trabalho na Cooperativa EITA, onde
desenvolvemos sistemas de informação para movimentos sociais. Talvez tenha
conhecido alguns de vcs no contexto do Proprietários do Brasil,
platataforma que desenvolvemos mas está parada por falta de verba.

Meu trabalho no doutorado começou na relação entre movimentos sociais e
informática, foi pros dados abertos e está se encaminhando para o
orçamento, afinal, no doutorado a gente é obrigado a ir especializando,
especializando, especializando....

No momento, estou fazendo um sanduiche na Alemanha, em Bonn, no grupo do
prof Sören Auer, que trabalha mais na área de dados abertos interligados
(LOD) e web semântica. E um dos projetos que está pra começar aqui é o
OpenBudgets, para desenvolver uma plataforma padronizada de publicação de
orçamento e gastos públicos para UE. Meu interesse está nos mecanismos de
participação desses sistemas.

Minha ideia por enquanto é acompanhar o trabalho de vocês e ir divulgando
meus avanços aqui. Assim que eu tiver mais certo do meu trabalho da tese,
podemos pensar que tipo de interação conseguimos.

No meu blog tem um pouco do meu trabalho até aqui, mas ainda nada sobre
dados de orçamento diretamente: cirandas.net/alantygel/site-academico

Estou tbm organizando um workshop sobre Data Literacy, ou Alfabetização em
Dados - http://dataliteracy.eita.org.br/. Seria muito legal que o povo
aqui, que tem muitas experiencia no tema, pudesse escrever. Enquanto área
de estudo é um campo novo, portanto carente de literatura. Envio o CFP em
breve, mas adianto que aceitamos artigos curtos/ relatos de experiencia. E
não precisa ir no congresso, em oxford, necessariamente para participar.

grande abraço a todxs, seguimos em contato.
alan

--
Programa de Pós-Graduação em Informática - PPGI/UFRJ
EITA - Educação, Informação e Tecnologias para Autogestão