[Gastosabertos] [okfn-br] [Gastosabertos-dev] Discussão em cima dos Contratos da Prefeitura de 2014 e integração com Diário Livre

Vitor George vitor.george em gmail.com
Quinta Maio 21 14:36:57 UTC 2015

Bem legal, Edgar!

Não sei se entra no escopo do projeto, mas fiquei pensando em uma API de
marcação dos contratos, usando o Wikidata como base semântica. Há uma
quantidade enorme de informação que se poderia extrair de cada contrato,
por exemplo:

- Leis citadas;
- Pessoas/organizações envolvidas;
- Locais relacionados;
- Natureza do serviço ou descrição dos items de compra.

Nesta API poderíamos marcar propriedades que descrevam contratos, como
'quem assinou', 'cita lei', 'cita local', 'cita organização' e etc, e fazer
buscas complexas a partir dessas propriedades. Se a semântica no Wikidata
estiver bem desenvolvida, seria fazer uma busca de apenas uma consulta
sobre todas as empresas sob controle ou com participação do Governo Federal
que tenham contratos com empresas que foram autuadas por trabalho escravo,
por exemplo. Ou outras buscas mais simples por local, região, cep, cnpj.

Para se ter uma idéia de como funciona, aqui há um exemplo de uma
busca no Wikidata
Query <http://wdq.wmflabs.org/wdq/> para filmes latino-americanos:

http://bit.ly/1KmeSS9

O que ela faz é buscar todos os items que são uma instância de
<https://www.wikidata.org/wiki/Property:P31> filme
<https://www.wikidata.org/wiki/Q11424> e o país de origem
<https://www.wikidata.org/wiki/Property:P495> está contido na América Latina
<https://www.wikidata.org/wiki/Q12585>.

Enfim, é uma sugestão, não sei quão difícil seria implantar isso.

Abraço,
Vitor