[Gastosabertos] Fwd: [ogp-br] OpenBudgets.eu promete avanços em transparência fiscal na Europa

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Quarta Novembro 11 16:52:13 UTC 2015

---------- Forwarded message ----------
From: Alan Tygel <alantygel em gmail.com>
Date: 2015-11-11 13:19 GMT-02:00
Subject: [ogp-br] OpenBudgets.eu promete avanços em transparência fiscal na
Europa
To: ogp-br em googlegroups.com

OpenBudgets.eu promete avanços em transparência fiscal na Europa

Berlim, 10 de novembro de 2015 - Foi lançado o OpenBudgets.eu, um projeto
que pretende promover a transparência sobre gastos públicos. Financiado
pela União Europeia no programa Horizon 2020, o projeto irá prover
ferramentas, dados e suas histórias à jornalistas, organizações da
sociedade civil, ONGs, cidadãos e administradores públicos para que possam
trabalhar e buscar cada vez mais a transparência fiscal.

“Uma vivência política democrática como conhecemos é inconcebível sem o
acesso irrestrito a informações sobre dinheiro público”, disse Johnathan
Gray, diretor de Políticas e Pesquisa da Open Knowledge.

Ao passo que uma quantidade cada vez maior do orçamento e de compras
públicas é publicado de forma aberta, diferentes padrões de dados e modelos
de contabilidade restringem as possibilidades de uso. Sören Auer, professor
do Enterprise Information Systems, no Instituto Fraunhofer, e na
Universidade de Bonn (Alemanha), e coordenador do projeto OpenBudgets.eu
afirma: “A heterogeneidade e falta de padronização dos dados abertos de
gastos públicos e orçamento impedem que muitas aplicações interessantes
sejam construídas”, como por exemplo “a comparação entre diferentes cidades
ou regiões, de modo a aumentar a eficiência e a efetividade dos gastos
públicos.”

O OpenBudgets.eu tem como objetivo abordar esse problema, desenvolvendo
ferramentas fáceis de usar, flexíveis e capazes de interpretar tipos de
orçamentos e dados de gastos originalmente incompatíveis. Os usuários da
plataforma poderão simplesmente carregar, visualizar e analisar dados sobre
orçamento e gastos públicos para explorar e descobrir histórias através dos
dados.

Iniciado em maio deste ano, as primeiras etapas já foram cumpridas. Neste
momento, o OpenBudgets.eu busca contribuições de seus futuros grupos de
usuários, envolvendo-os ativamente tanto como parceiros quanto como membros
do conselho consultivo. O primeiro workshop deste conselho será realizado
no fim do mês de novembro, em Berlim. A equipe do OpenBudgets.eu convida à
todos que queiram contribuir para que possam participar deste momento.

OpenBudgets.eu é um projeto de 30 meses financiado pelo programa
Horizon2020 da União Europeia, e é gerido por um consórcio internacional
formado por Open Knowledge International, Journalism++, Open Knowledge
Greece, Bonn University, Fraunhofer IAIS,    Open Knowledge Foundation
Deutschland, Fundación Civio, Transparency International, e a University of
Economics, Prague.