[okfn-br] [thackday] Don Tapscott: Quatro princípios para o mundo aberto

Diego Rabatone diraol em diraol.eng.br
Quinta Agosto 2 12:11:34 UTC 2012

André, só tentando levantar algumas coisas dentre seus questionamentos.
Mesmo porque eu ainda não cheguei a conclusões mais "concretas" sobre a
questão do anonimato.

Idealmente, numa sociedade efetivamente justa, honesta, igualitária,
equânime, equipotente e etc, eu acho que o anonimato é algo que não deveria
existir.

Mas eu entendo perfeitamente a existência e a necessidade do anonimato numa
sociedade que não consegue garantir efetivamente os direitos e a igualdade
deles para todas as pessoas. Acho que numa sociedade na qual existe a
possibilidade (real) de se ter o Estado policiando (em benefício próprio e
daqueles que nele estão) a vida das pessoas, o anonimato é algo importante
sim.

Eu não acho que estou fazendo coisas erradas, mas não sinto segurança em
dar ao poder público o direito de saber tudo que eu faço e/ou deixo de
fazer. É só ver, por exemplo, o caso da USP que possuia/possui uma "central
de investigações" das atividades dos grupos de movimento estudantil e
sindical, isso de forma obscura e extra-oficial. Digno dos tempos áureos da
ditadura militar. Inclusive utilizando informações levantadas por essa
central para entrar com processos de "eliminação" (sic) de estudantes e
sindicalistas utilizando como respaldo jurídico um regimento disciplinar
criado em 1968 e não alterado desde então.

Ou, dando outro exemplo, eu não me sinto minimamente confortável em ter
meus "passos" nas mãos da polícia militar do Estado de São Paulo... não
confio minimamente nesta instituição (isso não significa que lá não tenham
pessoas corretas).

Abraços,

Diego