[okfn-br] [thackday] Don Tapscott: Quatro princípios para o mundo aberto

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Quinta Agosto 2 15:32:06 UTC 2012

2012/8/2 Diego Rabatone <diraol em diraol.eng.br>:
> Idealmente, numa sociedade efetivamente justa, honesta, igualitária,
> equânime, equipotente e etc, eu acho que o anonimato é algo que não deveria
> existir.

Exceto que o anonimato é pecondição para uma sociedade aproximar-se e
manter-se nesse ideal.

Todo desvio do poder para a injustiça e desigualdade busca silenciar
seus denunciadores, que por estarem expondo um poder desigual e
injusto encontram-se em desvantagem. O mesmo ocorre com qualquer
desvio das normas majoritárias.

A mais autônoma proteção que esses têm é o anonimato.

Enquanto em outros países, que levam a democracia mais na veia (ainda
que com seus limites), o anonimato é entendido como necessário à
liberdade de expressão, no Brasil nós temos apenas uma falsa liberdade
de expressão "vedado o anonimato".

Tudo, naturalmente, montado para proteger os coronéis do dia, sejam
políticos, empresários ou líderes sindicais. Quer denunciar a
bandidagem, tem que dar as caras pra eles saberem quem queimar.

Mas não apenas contra coronéis, pois o anonimato, mesmo numa sociedade
plenamente democrática, também protege indivíduos e minorias da
tirania das maiorias, seja ela exercida pelo Estado ou socialmente.

Citando um texto da suprema côrte estadunidense (puxado do site da EFF*):
"Proteções à expressão anônima são vitais para o discurso democrático.
Permitir dissidentes proteger suas identidades liberta-os para
expressar opiniões minoritárias críticas ... Anonimato é um escudo
contra a tirania da maioria ... Ele exemplifica o propósito da
Constituição e da Primeira Emenda em particular: proteger indivíduos
impopulares de retaliação ... pelas mãos de uma sociedade
intolerante."

* https://www.eff.org/issues/anonymity

Nós no Brasil nunca precisamos construir uma democracia, sempre
copiamos o modelo de algum outro lugar (Inglaterra, depois EUA),
distorcendo-o para servir aos interesses do momento, então é fácil
escapar-nos o quão fundamentais e necessários são certos direitos.

Abraço,