[okfn-br] [opendata-br] Re: [thackday] Governo do Estado de SP avança na publicação de seu orçamento, enquanto o governo federal caminha a lentos passos

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quinta Dezembro 20 04:12:47 UTC 2012

Oi, Daniel e todos,

Acho que sua dica, somada ao excelente trabalho do Thiago, só reforçam
a importância de jornalistas e programadores trabalharem juntos. Já vi
alguns jornalistas consultando essa página. Não sei se pouco prático é
a melhor descrição, ela é *errada*, mesmo. Se é tecnicamente possível
publicar esses dados de forma aberta (o governo do Estado de São
Paulo, com menos recurso, fez algo nesse sentido, apesar de precisar
melhorar *muito*), acredito que devemos cobrar que seja feito. Acho
que essa é a grande lição que tiramos desse trabalho e ele mostra a
força dos dados abertos, pois, após serem trabalhados e transformados
em informação, daí sim poderemos entender o que significa esse mar de
números. Seria humanamente impossível, nem que juntasse todos
jornalistas do Brasil, identificar isso sem o trabalho feito por
máquina, claro, a partir da inteligência do programador por trás.

Se num local com orçamento da ordem de mais de 100 bilhões de reais é
possível, por que não em um num orçamento que ultrapassa o trilhão?
Pelo que dá para entender do gráfico, até mesmo a cidade de São Paulo,
com um orçamento na ordem das dezenas de bilhões de reais, conseguiu
fazer algo parecido com o governo federal. E temos que cobrar para que
todos façam da melhor forma possível, sem nos misturarmos com as
brigas políticas partidárias no meio disso tudo.

Acho que é um caminho para fazermos política de modo sério sem deixar
picuinhas ideológicas rasas atrapalharem e cobrarmos que nosso
dinheiro seja investido da melhor forma possível.

Abraços,

Tom