[okfn-br] Atividades desenvolvidas pela OKFn Brasil nos últimos meses

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quinta Fevereiro 16 11:40:17 UTC 2012

Oi, Pedro!

Valeu pelo retorno! Sei que passa essa impressão, mas algumas coisas
demoram, mesmo. Por exemplo, consegui após várias semanas com o
pessoal do Access Info o fonte do texto do Legal Leeks, então agora
quero fazer no mesmo esquema do Open Data Manual para colocá-lo no
Sphinx e agilizar uma tradução colaborativa para qualquer língua. Não
vejo como uma tradução e um sistema de colabotação aberto não possa
ser visto como algo real e concreto (eu consegui isso há uma semana
só, apesar da idéia vir do ano passado). Aliás, seria bem legal se
obtivermos o fonte do manual em português para colocarmos a versão em
português no Sphinx (se me mandarem, posso fazer isso).

Sobre a pesquisa de uma lei de acesso à informação, há um esforço dos
envolvidos para que uma pesquisa acadêmica surja sobre o assunto e o
Brasil esteja envolvido no meio. Conversei com o pessoal da OKFn se
isso é um tipo de projeto que interessa. Como estão envolvidos Artigo
19, GPOPAI e Access Info, acho que a OKFn Brasil pode entrar com a
parte mais técnica, como por exemplo, dados do Queremos Saber (isso é
bom para o próprio Queremos Saber) para entrar na pesquisa, que não se
limitará a isso.

O Open Spending tupiniquim também me parece ser algo concreto, mas
estamos tentando entender onde e como obter os dados abertos da cidade
de São Paulo para fazermos algo na linha do que foi feito em Berlim e
Londres. Sei que podemos ficar com uma juvenil ansiedade para ver o
negócio rolar, mas também acabamos de sair de férias e as discussões
com a CORECON serão retomadas para obtermos esses dados. O grupo Open
Data Brasil e o GPOPAI estão ajudando muito nisso. Aliás, o Odilon
Guedes possui um livro muito didático que estou conversando com ela
para liberar com uma licença livre, o que poderá servir para outras
cidades, imagino (falei com um amigo do Ceará que fazer um open
spending na cidade dele seria uma boa e acho que esse guia ou um
aprimorado com a parte técnica, poderia ser útil para uma
multiplicação em outros locais).

O lance da OGP também acho que é algo bem concreto. Eu não tinha visto
até o momento nenhum relato aberto sobre as reuniões anteriores e
achei bastante produtiva a última reunião, pois os envolvidos vieram
com várias idéias e comprometimento de ações. Isso é fundamental que
fique registrado para fins de transparência e para que outras pessoas
possam sentir-se mais convidadas a participar sem chegar com o bonde
andandos.

E vou propor 2 projetos mais concretos na linha do que talvez você
entenda como mais concreto, que andei analisando, como transformar o
Textus num projeto multilíngua, o que entraria aí conteúdo lusófono.

Não mencionei algumas coisas em andamento no relato, como por exemplo,
o estímulo de algumas organizações a usarem o CKAN (The Data Hug -
ainda respondo seu tópico, Augusto) para colocarem seus dados abertos.

Também acho que uma articulação que está sendo feita entre alguns
governos (Nitai e Augusto, email sobre isso a caminho!) para uma maior
colaboração entre eles é uma boa e acho que está alinhado com um dos
focos que propus para o capítulo, promover e aumentar a
conscientização sobre dados abertos.

E como acredito que os projetos precisam ser sustentáveis, estou
tentando ter uma cautela antes de começar um site que sei que vai dar
muito trabalho, pois se eu não tiver uma comunidade em torno do
projeto, vou acabar trabalhando sozinho e o projeto pode morrer na
praia. :)

Vamos conversando, espero que hoje eu consiga terminar o texto com o
plano de metas e ações e envio aqui na lista.

Abraços!

Tom