[okfn-br] Fwd: Indicação para a INDA (infraestrutura nacional de dados abertos)

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Terça Junho 5 16:09:25 UTC 2012

--------- Mensagem encaminhada ----------
De: Ricardo Poppi <>
Data: 1 de junho de 2012 13:32
Assunto: Indicação para a INDA (infraestrutura nacional de dados abertos)
Para: ogp-br em googlegroups.com

Olá Pessoal, td blz?

Dando andamento no processo de indicações que a Secretaria-Geral e a
CGU pactuaram com o grupo da sociedade civil na OGP, precisamos
indicar alguém para a INDA (Infraestrutura Nacional de Dados Abertos).
Essa indicação, por força da IN que saiu no dia 13 de Abril -
http://tinyurl.com/indainda - é de responsabilidade da
Secretaria-Geral mas combinamos que a escolha viria de vocês.

Acompanho a INDA desde o seu nascimento, então posso contar um pouco a
história dela. Ela surge como um grupo informal de governo e sociedade
civil com o objetivo de regulamentar, reunir boas práticas e construir
o portal de dados abertos do governo federal - dados.gov.br - que foi
lançado no dia 4 de maio \o/ - antes disso foram realizados alguns
workshops e presença em eventos (tipo Consegi) para sensibilizar
governo e sociedade para a pauta dos dados governamentais abertos.

A IN formalizou um comitê gestor que vai priorizar, planejar e
coordenar as ações da INDA, um espaço com órgãos de governo, um
representante da sociedade civil e um de academia. Essa indicação é
estratégica para que a sociedade possa colaborar nas ações da INDA.
Por isso quero convidá-los a debater esse ponto e fechar um nome.
Tendo em vista que o grupo tende a ser mais "técnico" seria legal
encontrar um perfil que esteja vivenciando as dificuldades e desafios
dos "ainda não techs" para engajar no debate e utilização de dados
abertos para melhorar a vida dos cidadãos. Sei que a Gisele Craveiro
se interessou por essa participação (conversamos sobre isso na
Consocial) e me parece que ela tem esse perfil.

Podiamos começar com as candidaturas, que tal?

Obs: Praticamente todas as informações sobre a INDA estão na wiki -
http://wiki.gtinda.ibge.gov.br/ - e no portal de dados abertos:
http://dados.gov.br/ - visitem lá pra se apropriar disso!

Open Knowledge Foundation Brasil