[okfn-br] Maratona Hacker no Jornal Naciona

Pedro Markun pedro em esfera.mobi
Domingo Maio 13 16:42:57 UTC 2012

Opa,

é, vale pra ver o JN falar 'Hackers' com a boca cheia :)

Eu ainda estou mastigando todo esse hackathon... e vou ver se escrevo um
emailzinho mais parrudo pra frente, mas já adianto que foi uma das coisas
mais fodidas que já vi :)

Tá lá junto com o processo de desenvolvimento do Dados.gov.br e do Ônibus
Hacker.

Ver a secretária geral da câmara duas da manhã explicando processos
políticos prum codeiro de 15 anos, que começa a desvendar os bugs do
processo político a partir da inconsistência dos dados... é de arrepiar :)

Ver o Eduardo aparecer no meio do Plenário pra avisar que 'sabe aquele
dataset que vocês pediram hoje de manhã? tá lá!' é prova cabal de que da
pra ter dados abertos sem frescura no Brasil.

E claro que o resultado é um mega arquivo de CSV e não uma API, não tem RDF
e não tem sequer um dicionário decente dos campos...
Mas ai você chega lá corpo-a-corpo com a pessoa que trabalha com esses
dados e vai desvendando e montando em conjunto o dicionário, com a vantagem
de que ele vai de fato dizer o que o dado é, e não aquilo que supostamente
deveria ser?

E tem uns dois grupos diferentes por lá carregando essa base de dados e
implementando apis e normalizações.

(E tem o Utopia do Duke, tem o sistema do pessoal do Planejamento e o do
TCM-CE... sabe? *Give us raw, give us now!*)

Quem puder colar lá hoje, só pra dar uma olhada e trocar umas ideias. Eu
acho que é um excelente passeio de domingo. Levem suas mães.

abs,
Pedro Markun