[okfn-br] [thackday] Regras do Desafio de Dados Abertos

Pedro Markun pedro em esfera.mobi
Quinta Maio 3 00:22:59 UTC 2012

Tom,

esta muito legal. Alguns cents:

1) Acho ruim obrigar os devs a usarem um repositório. Ainda que eu ache que
todo dev deveria usar repositório - tem muita gente que não domina essas
ferramentas e a curva de aprendizado é alta.
Mas concordo que é essencial que o código esteja público e seja licenciado
com licenças livres.

2) Acho que valia *muito* incentivar a boa documentação - do código e do
app -, transformando isso em um critério objetivo de nota. Gostei da
história dos 25% pra voto popular... quem sabe pensar em 10% (eu jogaria
mais 25%, mas sei que vão achar abuso :P) da nota ser documentação?

3) Acho ousado dizer que os apps vão ficar disponível pra uso no portal da
CMSP. Lindo, mas ousado...  pq em teoria isso quer dizer que eles vão
manter todos os apps rodando e como a gente não esta (ufa!) estabelecendo
qual a plataforma de desenvolvimento... manter tudo isso da um trabalho
danado.

4) Acho que a comissão julgadora podia fazer algo parecido com o que rolou
nas microbolsas hackers e dar um parecer subjetivo por inscrição sobre
quais foram os pontos altos e baixos... pra ajudar a galera a entender como
melhorar. Não acho que vamos ter centenas de inscrições, então da pra fazer
de boa.

E por fim tem uma birra minha com a linguagem... que parece demais
linguagem de regulamento :P Eu acho que parte da nossa busca por
transparência e abertura esta em fugir um pouco desse formalismo que acaba
deixando complicado e obscuro algo que podia ser simples e direto.

abs,
Pedro Markun