[okfn-br] Prêmio "Cadeado de Ouro"

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quarta Abril 10 01:36:49 UTC 2013

Oi, Jorge!

A ideia é bom, lembro que você me falou há certo tempo, logo que a lei de
acesso à informação (LAI) foi sancionada, e eu tinha gostado. Acho que
temos que começar, de fato, a dar nomes aos bois e teremos que ser
estratégicos nisso.

O Queremos Saber <http://queremossaber.org.br/> precisa de muitas
melhorias, inclusive gerar uma comunidade ao redor dele que use o site.
Acho que podemos começar a blogar alguns casos específicos entre
instituições grandes que não deram os dados e depois começarmos a
classificá-las.

No momento estou com um pedido aberto para a CET SP, que acabo de ver que tenho
que fazer via e-SIc<http://queremossaber.org.br/request/tempo_para_semforo_de_pedestres>
(BUG!
não recebi e-mail do sistema :/). Tenho que *ir até o final*. Até as
últimas para conseguir esses dados.

Outro exemplo, vi no grupo de dados da educação que a Fernanda pediu
algumas coisas que foram ridiculamente não solicitadas. Se fizermos uma
listinha de uns cinco órgão, já dá para brincar com nossa criatividade para
chamar atenção dos incompetentes responsáveis, de modo a pressionar que a
lei seja cumprida.

Até o momento quais são os menos respondões? Ou que não entenderam ainda do
que se trata a LAI?

Vamos fazer a listinha e começar a divulgar! Esses dias fiquei pensando em
escrever um post sobre a LAI na br.okfn.org, bem didático, como se eu fosse
explicar para meus pais. Vou ver se faço e colocar sua sugestão no meio.

Tom

Em 9 de abril de 2013 18:34, Jorge Machado <machado em usp.br> escreveu:

> Olá gente,
>
> Há meses atrás postei nesta lista sobre a idéia de criar o prêmio Cadeado
> de Ouro para organizações que vem resistindo a Lei de Acesso, ignorando-a,
> indeferindo ou dando respostas esdrúxulas. A idéia vem crescendo com
> respostas como "ata de reunião não é informação", "publicamos esse livro,
> mas só não temos em formato digital" (usam fotolitos e placas de chumbo?),
> "essa informação está no site" (não está), "pdf é formato aberto" (hã?),
> "custa R$ 10,8 mil para copiar" (base Lattes), "Os dados não estão
> [...]

OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org