[okfn-br] Consulta: Carta ao Obama sobre o atual caso de espionagem

Heloisa Pait heloisa.pait em gmail.com
Domingo Agosto 4 18:12:37 UTC 2013

Dei uma olhada rápida, mas acredito que nossas idéias sejam compatíveis com
a carta.

Quanto a ser do nosso escopo, acredito que a questão da vigilância e
privacidade não é. Mas a questão do conhecimento sobre as várias
iniciativas sobre vigilância é sim. Todo cidadão tem o direito de saber o
que de sua vida pessoal é público e o que está protegido, seja no plano
físico ou comunicativo.

O que eu seria contra: endosser qualquer iniciativa do governo brasileiro
para manter o "monopólio da vigilância", como se essa questão toda fosse
uma questão de governo para governo, e a invasão de privacidade por parte
do governo americano infringisse um direito do Estado brasileiro de fazer
isso por conta própria.

Abraço,
Heloisa