[okfn-br] Lei de Acesso -- e Uso e Repasse tambem? -- aa Informacao

Leandro Salvador leandrosalvador em gmail.com
Domingo Agosto 18 04:30:33 UTC 2013

Olá Pessoal! Muito legal esse tópico! Vou me posicionar como leigo em
Ciências Jurídicas que sou, mas tenho convicção de que dados, informações e
documentos produzidos pelo Estado são, por definição, públicos, de domínio
público (inclusive!), salvo disposição (jurídica-legal-formal válida)
contrária que restrinja isso.

Isso porque, no Brasil, há uma diferença de princípios entre o Direito
Civil (que regula a sociedade), e o Direito Administrativo (que regula o
governo). O cidadão pode fazer TUDO que ele quiser, EXCETO aquilo que está
PROIBIDO pela lei. O Estado, por sua vez, não pode fazer absolutamente
NADA, EXCETO aquilo que está AUTORIZADO (ou determinado) pela lei.

Assim, não faz sentido termos qualquer dúvida sobre a TOTAL liberdade que
temos, enquanto sociedade, de fazer todo e qualquer uso que nos dê na
telha, de todos os dados, informações e documentos públicos. Qualquer uso.
Qualquer!

Só há uma coisa que não podemos fazer: descumprir a lei. Que eu saiba, no
que tange ao assunto aqui em questão, não se pode: plagiar, caluniar (no
sentido de alterar um conteúdo e atribuir aquela mentira a uma fonte
idônea) e difamar. Mas esses são crimes bem tipificados, é bem sussa sacar
o que pode, e o que não se pode fazer... e o que NÃO se pode fazer não é
algo limitado à esfera da "informação pública" especificamente, mas a toda
a vida social. Exemplo: é óbvio que ninguém pode pegar uma base de dados,
trocar alguns de seus dados, e fazer qualquer uso desse lixo atribuindo
este ao órgão público original. Outra coisa é trabalhar uma base de dados,
agregar-lhe valor, e compartilhar essa pérola com o mundo. Citar a fonte
garante a credibilidade dos dados originais, mas se não quiser citar
também, beleza, fica à vontade! Só não vá dizer que você próprio é o autor
original, porque isso é plágio.

Então, em síntese: eu não tenho qualquer dúvida de que se não há vedação
legal, então por consequência autorizado está. Pense em algo... alguma lei
diz que não pode fazer? Não diz? Tá liberado, vai lá e faz e seja feliz! \o/

Não vou nem entrar no mérito de que leis toscas precisam ser blockadas, por
princípio.

Ademais, entendo que está ERRADO o Open Street Maps exigir licença positiva
de conteúdos produzidos em um país cuja lógica é o contrário disso: a
licença já é positiva por default. A pergunta deles entendo que está
incompleta... que deveria ter a possibilidade de o colaborador afirmar que
se trata de conteúdo público, produzido em país que liberta seus conteúdos
a não ser que haja vedação, e que para aquele caso não há vedação.

Pra parar por aqui... se alguém tiver qualquer receio de que, no futuro,
possa surgir uma lei que "feche" o domínio público, duas coisas: não poderá
ser retroativa no tempo, e certamente será inconstitucional... mas essa é
uma briga que deixo pros amigos advogados progressistas... :-D

Meus 0,20...

Abraços!

(Enviado via Linux Android.)