[okfn-br] [thackday] Re: Lei de Acesso -- e Uso e Repasse tambem? -- aa Informacao

Augusto Herrmann augusto.herrmann em gmail.com
Quarta Agosto 21 13:20:30 UTC 2013

Para quem quiser ver a apresentação que fiz no Consegi sobre o tema, ela
foi colocada na wiki da INDA [1].
Como não houve tempo hábil para tentar organizar um debate lá, o que teria
sido ideal, tentei apresentar os diferentes pontos de vista.

O meu entendimento particular é que essa visão de que o Estado não pode
deter direitos autorais só se sustenta se interpretarmos que os direitos e
garantias fundamentais (Título II) da Constituição Federal de 1988
aplicam-se somente ao cidadão e não ao Estado. Assim, o Estado não teria o
direito especificado no inciso XXVII do art. 5º, e qualquer provisão de Lei
que estendesse esse direito ao Estado (tais como as Leis 3.071/1916,
5.988/1973 e 9.610/1998) seria inconstitucional.

Ainda não vi ninguém defender essa tese nas discussões sobre o assunto.
Isso seria fundamental para embasar o ponto de vista de que não é
necessário qualquer ação afirmativa (seja especificação de licença ou
mudança na legislação) para qualquer reutilização de dados públicos de
autoria do Estado. E, é claro, resta ver se essa tese se sustenta nos
tribunais.

[1]
http://wiki.gtinda.ibge.gov.br/Produto-GT1-Levantamento-Juridico-Licenciamento-Dados-Abertos.ashx#Outros_materiais_e_discussões_sobre_o_tema_15

Abraços,