[okfn-br] Lei de acesso à informação: barreiras no Setor Público

Victor Pimenta vpzim em hotmail.com
Terça Dezembro 24 13:42:42 UTC 2013

Benefício claro da Controladoria recentemente criada na Prefeitura de São Paulo: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,prefeitura-arrecada-42-mais-com-iss-apos-a-descoberta-da-fraude-de-fiscais,1104324,0.htm

Apenas com esse primeiro resultado, o órgão será superavitário para sempre. Sem falar no ganho ético que este órgão agrega à máquina pública da prefeitura...

Sobre as sugestões do "passo a passo" que a Heloisa traz para "facilitar a vida do burocrata", acho muito pertinentes e deixo minha contribuição natalina:

O poder público no Brasil conta com enormes restrições: de recursos, de pessoal qualificado, de estrutura tecnológica. Dados abertos ainda são uma coisa de outro mundo para 99% da Administração, até porque boa parte dos processos ainda são realizados manualmente, mesmo que existam soluções tecnológicas disponíveis para torná-los mais eficientes. Nesse cenário de restrições e de tanta coisa a ser feita (sobretudo em termos de direitos sociais), publicar dados em formato aberto será considerado prioridade em raras ocasiões. Assim, quanto mais simples parecer publicar dados abertos, menos essa atividade terá que concorrer com outras prioridades dos órgãos. Acho que, até que o governo avance em termos de governo eletrônico, o desafio de quem milita por dados públicos abertos é simplificar a parada...

Abraços e feliz natal a todos,
Victor Pimenta

Date: Wed, 4 Dec 2013 08:41:10 -0200
From: heloisa.pait em gmail.com
To: okfn-br em lists.okfn.org
Subject: Re: [okfn-br]	Lei de acesso à informação: barreiras no Setor Público

Os mesmos de sempre: inchaço da máquina sem benefícios claros e possibilidade de uso político da máquina como tem sido frequente.Abraço,
Heloisa

2013/11/29 Fernanda Campagnucci <campagnucci em gmail.com>

Olá, Heloisa!

Quais seriam os aspectos negativos, na sua
opinião?

Na verdade, o órgão criado em São Paulo é uma Controladoria
– que possui uma Corregedoria em sua estrutura, mas não só. Enquanto o de
Corregedoria está ligado à apuração de irregularidades cometidas por servidores
e aplicação de penalidades, o de Controladoria se refere a um Sistema de
Controle Interno (previsto na CF88) – composto de Corregedoria, mas também de Auditoria, Ouvidoria
e Promoção da Integridade. Uma das atribuições de uma Controladoria, por meio
da área de Promoção da Integridade, é, justamente, promover e garantir a
abertura de dados dos órgãos e empresas públicas para que os cidadãos atuem
também na fiscalização.

Por isso, trata-se de um ganho institucional,
de um legado para São Paulo. Uma carreira será criada para reforçar esse caráter, com servidores
especializados e concursados.

Atuação dos cidadãos e controle interno são
atividades complementares, não excludentes. Aliás, eu trabalho na
Controladoria, na área de Promoção da Integridade. Não tenho nenhuma relação
com as investigações e prisões efetuadas. Aqui onde eu trabalho, temos muitas
ações de transparência e controle social, com vistas ao empoderamento do
cidadão – mais informações: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/controladoria_geral/coordenadoria_de_promocao_da_integridade/

 Este artigo faz bem o link dos dois temas
(atuação dos cidadãos e controle interno): http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/3980

Abraços,Fernanda