[okfn-br] Lei de acesso à informação: barreiras no Setor Público

Heloisa Pait heloisa.pait em gmail.com
Quarta Dezembro 25 14:39:18 UTC 2013

Puxa, muito bom Gabriela!

O caminho então seria:

1. definir o que NÃO pode ser divulgado; e
2. deixar claro os custos para a NÃO divulgação de dados.

Pois se o cara tem medo de pecar por um lado, seria legal ele saber que não
divulgar também traz custos. E aí ele teria que como regra abrir, e se não
abrir vai precisar se ancorar em algum lugar.

Do jeito que está, pelo que vocês estão descrevendo, o modo "default" é o
segredo. O modo confortável, que terá custo zero para os envolvidos.
Precisamos mudar o modo default para a abertura.

Isso que eu disse não exclui uma coisa mais positiva, de explicar, dizer
como fazer, treinar, etc. Mas acho que se não inverter o defaut, não
adianta o cara estar super informado; é uma questão de incentivos e é
racional não abrir.

Heloisa

Abraço,
Heloisa