[okfn-br] [opendata-br] Re: [thackday] Governo do Estado de SP avança na publicação de seu orçamento, enquanto o governo federal caminha a lentos passos

Lucas Nemeth lucas.nemeth em gmail.com
Quinta Janeiro 3 18:51:59 UTC 2013

Acho que parte do motivo pelo qual dados não orçamentários não são
facilmente disponibilizados vem de uma visão que vê a transparência de
dados como algo que se resume à vigilância da gestão pública.

Que ignora, ou tenta eliminar, o caráter de participação política que a
transparência de dados permite.

Cortar tudo que não é contabilizável, nos dá uma visão apolítica dos órgãos
públicos, como se as questões se resumissem a administração de recursos.
Passa a noção que devemos ficar satisfeitos em ver que os gastos foram
devidamente feitos, e nada mais.

Mas divulgar os dados de atas, documentos, etc. , deixa mais claro o jogo
político e convida a participação, além da mera observância.

Claro que acompanhar esses dados orçamentários, é um dos lados positivos da
transparência de dados governamentais, e facilita a prevenção da corrupção,
mas mesmo assim, é incompleta e falha sem aquilo que não é orçamentário
(como bem disse o Alexandre).