[okfn-br] [thackday] Pouca Transparência: Balanço da Lei de Acesso à Informação é decepcionante

Natalia Mazotte ncortezrj em gmail.com
Quinta Janeiro 3 12:27:11 UTC 2013

Também curti as ideias! Adorei o "cadeado de ouro! :D

Uma questão: É preciso mesmo ter a regulamentação da regulamentação pra
tirar a lei do papel? A maioria dos municípios não tem regulamentação e nem
vai ter tão cedo. Será que o cidadão precisa esperar isso acontecer pra
cobrar o seu direito constitucional (e já regulamentado nacionalmente) de
acessar uma informação pública?

Concordo com a Dani que é importante avaliarmos as regulamentações que
estão saindo, mas não colocaria o foco da questão muito nisso. Posso estar
errada, mas acho que com o que temos agora (o direito constitucional e a
regulamentação da LAI) já podemos exigir em qualquer das três esferas de
governo o acesso. E a minha percepção é que se focarmos na regulamentação
que cada um vai dar, podemos estar enfraquecendo a melhor delas, a própria
LAI. Aliás, outra dúvida diz respeito a possibilidade de regulamentar para
além da LAI, criando restrições que nela própria não existiam. Acho a LAI
completa e boa o suficiente pra não precisar de mais nada além dela.

Beijos

--
Natália Mazotte
(21) 95030699