[okfn-br] Maturidade em Dados Abertos: Entenda as 5 Estrelas

Nitai Silva nitai.silva em planejamento.gov.br
Sexta Janeiro 18 13:37:10 UTC 2013

Opa Jorge,

Coloquei o esclarecimento no final do texto, de que são necessárias 3
estrelas para se atingir dados abertos, estritamente falando.

Essa gradação não é conflitante com as leis de dados abertos. É mais uma
orientação para apoiar aqueles que querem abrir dados.

[]s
Nitai

2013/1/18 Jorge Machado <machado em usp.br>

>  Boa Nitai,
>
> Mas é melhor dissociar o PDF de dados abertos, pois senão os órgãos vão
> começar a falar que estão cumprindo a Lei 12527/2011, colocando somente o
> PDF. Politicamente é muito ruim.
>
> Já estou enfrentando esse problema com relação a um pedido a órgão do MEC
> e o processo está indo para 3a instância (CGU). Simplesmente eles falam:
> PDF é formato aberto e se vire com isso.
>
> Em resumo:
> a) PDF = zero estrela
> b) Repensar sobre se é politicamente bom “negociar” a de definição
> [...]

Nitai Bezerra da Silva
Time de Dados Abertos  @dadosgovbr
Analista em Tecnologia da Informação - (61) 2020-1975
DSI / SLTI / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão