[okfn-br] Maturidade em Dados Abertos: Entenda as 5 Estrelas

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Sexta Janeiro 18 13:45:22 UTC 2013

On Sex 18 Jan 2013 10:59:12 BRST, Jorge Machado wrote:
> Boa Nitai,
>
> Mas é melhor dissociar o PDF de dados abertos, pois senão os órgãos
> vão começar a falar que estão cumprindo a Lei 12527/2011, colocando
> somente o PDF. Politicamente é muito ruim.
>
> Já estou enfrentando esse problema com relação a um pedido a órgão do
> MEC e o processo está indo para 3a instância (CGU). Simplesmente eles
> falam: PDF é formato aberto e se vire com isso.
>
> Em resumo:
> a) PDF = zero estrela
> b) Repensar sobre se é politicamente bom “negociar” a de definição
> [...]

Ni!

Poisé, concordo com o Jorge...

Acho perigoso fazer qualquer gradação desse tipo. Formato aberto é
formato aberto.

Dá a impressão que tudo que tem mais que uma estrela já tá qualificado,
o resto é melhoria.

É melhor sempre falar dessas coisas complexas com todas as palavras.

Se o dado não é aberto, não é aberto. Se está a caminho de ser aberto,
então diga-se está a caminho.

Mas não é dado aberto até fornecer num formato aberto, legível por
máquina, na internet - e isso já assumindo que os dados são entendidos
como de domínio público.

Abs,