[okfn-br] Maturidade em Dados Abertos: Entenda as 5 Estrelas

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Sexta Janeiro 18 18:23:58 UTC 2013

Ni!

O meu grande receio é que dá muito a entender que é uma escada, onde
você sobe passo a passo: primeiro pdf, depois excel, depois algum
formato decente etc...

Mas dados abertos não é uma escadinha com etapas, os casos
"intermediários" só deveriam aparecer quando a instituição por acaso já
tem aquilo pronto num determinado formato e já quer agilizar a
publicação enquanto não faz direito.

O mais importante é reforçar a mensagem mais simples: vá direto pra
CSV/ODF/XML/RDF. Qualquer outra coisa é confusão.

Parece chatice, mas temos que lembrar que justamente as pesoas que mais
estão precisando aprender e que atuarão sobre dados abertos não entendem
necas de pitibiriba do assunto e muito menos de computação.

De forma que não podemos dar margem pra enganos.

Eu já consigo ver alguém olhando uma tabela daquelas e concluindo que
"primeiro" tem que gerar PDF, pulando o resto porque parece "muito
avançado" e vai ser mais fácil fazer as pouquinhos.

Quando é exatamente o oposto disso que precisamos.

A tabela correta seria duas caixas, a do CERTO e do ERRADO:

ERRADO: PDF, Excel, formatos proprietários

CERTO: CSV, ODF, RDF, etc.

E uma observação posterior de que se você já tem algum material, deve
publicá-lo imediatamente, independente do formato, sem diminuir a
necessidade de publicar num formato adequado posteriormente.

Abs,