[okfn-br] Maturidade em Dados Abertos: Entenda as 5 Estrelas

Leandro Salvador leandrosalvador em gmail.com
Terça Janeiro 22 21:01:20 UTC 2013

Olá Pessoal!

Nitai, o Alexandre destacou algo que me parece bem razoável: o foco de uma
estrela é a licença, não o formato. Entendo que OL refere-se à licença, mas
convenhamos que o destaque ao formato (no caso, PDF), dá margem para que
pedidos de informação como
este<http://queremossaber.org.br/request/listagem_com_os_contatos_dos_sic>tenham
como resposta, na maior boa fé, respostas como
esta<http://www.sic.sp.gov.br/Download.aspx?id=44585882-d41e-44b5-8f98-b0cefa1b2300&acck=44585882-d41e-44b5-8f98-b0cefa1b2300DC98>[1]
"planilha em PDF".

Talvez seja o caso de demonizar-se o PDF para tudo que se refira ao
contexto "dados estruturados em formato aberto".

Compreendo que tudo esteja explicado no texto, mas num olhar newbie, aquela
imagem faz com que PDF pareça "já alguma coisa, melhor do que nada"...

Talvez um carimbo de "fechado" resolva a charada! Mas gostei mesmo da ideia
de deixar 1 estrela como CC-0; talvez 2 estrelas pudessem ser uma tabelinha
#... tanto que 4 e 5 estrelas focam justamente no novo conceito
introduzido, e não no formato. Pra 3 estrelas parece-me fazer sentido
deixar o CSV mesmo, pois é ali em que há a introdução do conceito de "*
formato* aberto"... :)

Abraços!

[1] A resposta original está em
http://www.sic.sp.gov.br/BuscaProtocolo.aspx(protocolo 30202123371)