[okfn-br] [thackday] Re: Reclamões - Para onde foi o meu dinheiro ?

Thiago Rondon thiago.rondon em gmail.com
Terça Janeiro 29 17:13:59 UTC 2013


Capi,

É uma excelente ideia, vou levar ela para o pessoal que mantém o site atualmente. Uma página sobre estatísticas como a do Twitter, me soa muito interessante (porém, com mais detalhe). -- https://transparency.twitter.com/

Pedro, Vagner, Fabiano,

Obrigado pelos feedbacks!  

Luiz,

Mas isto é totalmente contra o que estamos conversando aqui, não vejo motivo algum para retirar o nome destas pessoas ou empresas de lá, não há difamação alguma, os termos são baseado no que a lei de diretrizes orçamentaria aborda, e os dados são oficiais e públicos. Não devemos temer de colocar estes dados lá, principalmente por que o motivo é outro, é gerar transparência e acessibilidade das informações públicas por qualquer um.

O site hoje tem +1.000 visualizações diárias, e grande maioria é devido aos buscadores que sugerem o site do paraondefoiomeudinheiro.org.br, justamente para as pessoas que estão buscando informações sobre as empresas, que se fosse basear no site do governo por exemplo, estas pessoas não a encontrariam. (http://br.okfn.org/2013/01/14/deep-opendata-dados-abertos-ocultos/)

Agora uma coisa que gostaria da ajuda de todos aqui, é como podemos conversar com as pessoas referentes ao site do governo do estado de São Paulo, para adicionarem uma licença livre de uso dos dados, e oferecer isto de forma explicita e não apenas o que a lei diz ?

http://www.fazenda.sp.gov.br/download/default.shtm

Abs,
-Thiago Rondon


On Tuesday, January 29, 2013 at 11:41 AM, Luiz Augusto wrote:

> Seria interessante estudar a possibilidade de excluir as páginas dos credores pessoas física dos resultados de busca, via robots.txt, especificando como User-agent a ser bloqueado os utilizados pelos mais populares e/ou que se instalam junto com as malditas barras cheias de spyware (Google, Bing, Yahoo, Ask etc).
>  
> Maaaaaaaaaaaaas... com um claro e gritante allow para os user-agents do archive.org (http://archive.org), HTTrack etc =P
>  
> IANAL ("não sou um advogado") mas, mesmo se não for possível separar apenas as pessoas físicas, analisar com bastante cuidado se não valeria excluir também os nomes das pessoas jurídicas... dificultaria a localização para a imensa maioria das pessoas que usam apenas o Google para achar até o formulário de login de seu webmail, mas te evitaria de passar por eventuais problemas legais que poderiam prejudicar a continuação do site. Ou seja, analisar se não vale a pena um recurso a menos do que correr o risco de perder todos os recursos.  
>  
> Os dados são públicos, mas algumas interpretações grotescas das leis permitem considerar que o nome da pessoa em um snippet de Google contendo, por exemplo, o termo "credor" possa induzir pessoas a duvidarem da idoneidade de alguém criando, com isso, uma "difamação". Afinal, você facilitou a navegação entre os dados já existentes em outro local, logo, seria sua a responsabilidade por ter apontado e "difamado" a pessoa. Não concordo com essa interpretação, mas ela existe.  
>  
> Passei alguns meses infernais "tendo" de responder os e-mails em português da Wikimedia Foundation. Mesmo com páginas como
>  
> http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:BLP  
>  
> ainda assim era quase impossível mediar as intenções de pessoas que, de um lado, acham que tirar uma informação da web é igual recolher todos exemplares de um livro e os queimar (se mesmo nesse cenário é possível algum exemplar sobreviver, por diversos fatores...) e, de outro, um monte de gente usando e abusando de sua anonimização para tentar prejudicar figuras públicas que não eram de seu agrado...  
>  
> Instituição que facilita o acesso público a informações públicas e que possui mecanismo para ocultar dados pessoais "sob demanda":
>  
> https://public.resource.org/court_cases.html
>  
> 2013/1/29 Fabiano Angélico <fabianoangelico em gmail.com (mailto:fabianoangelico em gmail.com)>
> > Passei várias vezes por essa situação quando trabalhei na ONG Transparência Brasil... Achei o conteúdo da resposta muito adequado, Rondon. Claro e didático. Eu só retiraria a expressão "dos mesmos", mas aí é uma questão idiossincrática de estilo :)  
> > Em terça-feira, 29 de janeiro de 2013 08h59min57s UTC-2, Capi Etheriel escreveu:
> > > Eu acho pouco. Publica uma lista dos reclamões, shame neles.
> > >  
> > > Em segunda-feira, 28 de janeiro de 2013 20h14min32s UTC-2, Pedro Markun escreveu:
> > > > Haha,
> > > >  
> > > > que história sensacional Rondon!
> > > >  
> > > > Acho que a resposta esta ótima e bem didática... eu seria bem menos simpático =P
> > > >  
> > > > []'s
> > > > Pedro Markun
> > > >  
> > > > 2013/1/28 Thiago Rondon <thiago... em gmail.com>
> > > > >  
> > > > > Pessoal,
> > > > >  
> > > > > O site do paraondefoiomeudinheiro.com.br (http://paraondefoiomeudinheiro.com.br) esta recebendo algumas reclamações pelos credores, no sentido de que eles querem retirar do site os dados referentes a eles.
> > > > >  
> > > > > E equipe da Rede Nossa São Paulo redigiu uma resposta padrão para eles:
> > > > >  
> > > > > http://okfnpad.org/NEusOzE6E6
> > > > >  
> > > > > Gostaríamos da opinião e críticas de vocês.
> > > > >  
> > > > > Muito obrigado!
> > > > >  
> > > > > Abs,
> > > > > -Thiago Rondon
> > > > >  
> > > > >  
> > > > >  
> > > > > _______________________________________________
> > > > > okfn-br mailing list
> > > > > okf... em lists.okfn.org
> > > > > http://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
> > > > > Unsubscribe: http://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
> > > >  
> > >  
> >  
> > --  
> > --  
> > Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"  
> > Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thackday em googlegroups.com (mailto:thackday em googlegroups.com)
> > Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+unsubscribe em googlegroups.com (mailto:thackday%2Bunsubscribe em googlegroups.com)
> > Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR
> >  
> > ---  
> > Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
> > Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para thackday+unsubscribe em googlegroups.com (mailto:thackday%2Bunsubscribe em googlegroups.com).
> > Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
> >  
> >  
>  
>  
> _______________________________________________
> okfn-br mailing list
> okfn-br em lists.okfn.org (mailto:okfn-br em lists.okfn.org)
> http://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
> Unsubscribe: http://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br







Mais detalhes sobre a lista de discussão okfn-br