[okfn-br] [thackday] Re: Reclamões - Para onde foi o meu dinheiro ?

Luiz Augusto lugusto em gmail.com
Terça Janeiro 29 13:41:31 UTC 2013

Seria interessante estudar a possibilidade de excluir as páginas dos
credores pessoas física dos resultados de busca, via robots.txt,
especificando como User-agent a ser bloqueado os utilizados pelos mais
populares e/ou que se instalam junto com as malditas barras cheias de
spyware (Google, Bing, Yahoo, Ask etc).

Maaaaaaaaaaaaas... com um claro e gritante allow para os user-agents do
archive.org, HTTrack etc =P

IANAL ("não sou um advogado") mas, mesmo se não for possível separar apenas
as pessoas físicas, analisar com bastante cuidado se não valeria excluir
também os nomes das pessoas jurídicas... dificultaria a localização para a
imensa maioria das pessoas que usam apenas o Google para achar até o
formulário de login de seu webmail, mas te evitaria de passar por eventuais
problemas legais que poderiam prejudicar a continuação do site. Ou seja,
analisar se não vale a pena um recurso a menos do que correr o risco de
perder todos os recursos.

Os dados são públicos, mas algumas interpretações grotescas das leis
permitem considerar que o nome da pessoa em um snippet de Google contendo,
por exemplo, o termo "credor" possa induzir pessoas a duvidarem da
idoneidade de alguém criando, com isso, uma "difamação". Afinal, você
facilitou a navegação entre os dados já existentes em outro local, logo,
seria sua a responsabilidade por ter apontado e "difamado" a pessoa. Não
concordo com essa interpretação, mas ela existe.

Passei alguns meses infernais "tendo" de responder os e-mails em português
da Wikimedia Foundation. Mesmo com páginas como

http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:BLP

ainda assim era quase impossível mediar as intenções de pessoas que, de um
lado, acham que tirar uma informação da web é igual recolher todos
exemplares de um livro e os queimar (*se mesmo nesse cenário é possível
algum exemplar sobreviver, por diversos fatores...*) e, de outro, um monte
de gente usando e abusando de sua anonimização para tentar prejudicar
figuras públicas que não eram de seu agrado...

Instituição que facilita o acesso público a informações públicas e que
possui mecanismo para ocultar dados pessoais "sob demanda":

https://public.resource.org/court_cases.html