[okfn-br] A dívida bilionária que pode quebrar a cidade de São Paulo

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quinta Julho 18 16:50:41 UTC 2013

Dani e demais,

apenas uma ponte a partir do questionamento da Dani, do porquê desses
levantamentos sobre os dados do orçamento e tentar entender numa
perspectiva mais macro, é a dívida de São Paulo. Lembro que a partir
dos encontros organizados pelo Odilon Guedes, ele apontou uma dívida
bilionária da cidade de São Paulo com a união e fez uma analogia com a
crise econômica na Grécia. Nesse texto Stephen Kanitz explica o que
foi discutido nesse encontros na CORECON

http://superblog.typepad.com/stephen_kanitz/2011/12/o-acordo-europeu-vai-funcionar-.html

Lembrei disso por causa dessa notícia que saiu hoje na Folha, onde o
prefeito atual fala justamente sobre isso

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/47124

Esse modelo de pagamento da dívida que está tendo um crescimento
incontrolável vem da época da gestão do falecido prefeito Celso Pitta.

Espero que a atual gestão da cidade de São Paulo consiga negociar com
o governo federal enquanto é tempo, aproveitando que não é da
oposição. Ou a cidade vai quebrar.

Tom

Em 17 de julho de 2013 19:50, Everton Zanella Alvarenga
<everton.alvarenga em okfn.org> escreveu:
> Oi Dani, também acho essa discussão importante. Em 2011 o Odilon Guedes,
> quando estava na CORECON, começou um debate sobre orçamento e cidadania
> (está aqui na lista vários e-mails meus sobre esses encontros). Ele
> explicava didaticamente muitas dessas coisas, como planejamento pluri anual,
> conselhos e muitas outras coisas relevantes para entendermos como são gastos
> os 35 bilhões de reais do orçamento da cidade de São Paulo (hoje tá nos 40,
> né?).
>
> É uma pena que o quórum era baixo, então desperdiçamos uma oportunidade
> [...]

OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org