[okfn-br] licenças para dados abertos no Brasil ?

fernando.trebien em gmail.com fernando.trebien em gmail.com
Quinta Julho 18 15:49:10 UTC 2013

Talvez na discussão de vocês interesse conhecer os comentários resumidos do
Richard Stallman sobre muitas das licenças abertas em uso por aí:
http://www.gnu.org/licenses/license-list.html

Não estou tão por dentro do assunto quanto vocês, mas recentemente importei
alguns dados do IBGE no OpenStreetMap e, apesar de não conseguir uma
declaração clara de uso com o jargão jurídico adequado, registrei as
comunicações publicamente, o que já deve ter "algum" valor legal no caso de
uma disputa:
http://lists.openstreetmap.org/pipermail/imports/2013-July/001988.html
http://lists.openstreetmap.org/pipermail/imports/2013-July/002031.html
http://lists.openstreetmap.org/pipermail/imports/2013-July/002032.html

Para dados colaborativos, eu acho a licença do OpenStreetMap muito
interessante. Ela permite que os dados sejam usados com fins comerciais
(uma liberdade que acaba alcançando um público maior), só requer atribuição
à fonte e a disponibilização de uma cópia gratuita da mesma informação (o
que é automático se as contribuições forem feitas no próprio
OpenStreetMap): http://opendatacommons.org/licenses/odbl/summary/