[okfn-br] [thackday] Re: licenças para dados abertos no Brasil ?

Leandro Salvador leandrosalvador em gmail.com
Quinta Julho 18 15:57:52 UTC 2013

Arriscando uma brevíssima contribuição... penso que são duas questões
paralelas e complementares, mas diferentes. Uma, é de forma. Outra, de
conteúdo.

Sobre conteúdo, nossas opiniões podem variar. Eu, por exemplo, curti demais
os princípios que orientam a ODbL, e acho que vale aprofundarmos tanto
quanto quisermos/pudermos sobre conteúdo, princípios, etc.

Sobre forma, parece-me que a questão é outra... algo que gira em torno do
melhor mecanismo possível para fazer o conteúdo acima aderir à realidade.
Questões como (i) cabe a cada órgão escolher a licença?, (ii) a
regulamentação deve acontecer em cada unidade federativa atomicamente?,
(iii) vale investirmos numa regulamentação de abrangência nacional tal como
a LAI e a LDA?

Enfim, talvez separarmos as questões nos ajude a construir melhor essa
importante questão...

Meus 0,20...
Abraços!