[okfn-br] [REA] Re: [Wikimedia Brasil] E ai pessoal? Vamos fazer algo?

Carolina carolina.rossini em gmail.com
Segunda Julho 8 03:47:36 UTC 2013

Essa parte do comentario acho que eh a mais interessante e plausivel

"Outra possibilidade: atuar junto ao governo brasileiro para que esse patrocine o pedido de opinião consultiva junto à Corte IDH (art. 64 da Convenção), referente à adequação de programas secretos de vigilância destinados à luta contra terrorismo e na defesa da segurança internacional em face às normas internacionais referentes à liberdade de expressão e pensamento e direito à privacidade.  Me parece uma forma interessante de utilizar um instrumento jurídico internacional para lidar com tema político de natureza transnacional."

De resto, nao temos "standing" e para chegar em corte internacional de direitos humanos temos que esgotar Cortes internas - o que nao rola... Ou demoraria anos para construir alguma estrategia de processar empresas envolvidas e ai chegar contra o governo..

O ideal seria pressionar o governo Brasileiro para cobrar respostas dos EUA e seguir pressionando por um debate internacional relativo a jurisdicao e privacidade .. Como nao temos todos os detalhes da vigilancia, nao esta claro em que momento (onde) os dados foram colhidos... E se passa em solo americano, os EUA podem Alegar jurisdicao

Ou seja, creio que esse sera um dos maiores desfios do nosso seculo

Acho que orientacoes da ONU valem, mas acho que pressao comercial vale ainda mais

Vou ter algumas reunioes essa semana aqui em DC e tento descobrir o que rola

Mas acho pressao social importante

Bjs

Sent from my iPhone