[okfn-br] [thackday] Re: licenças para dados abertos no Brasil ?

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Terça Julho 16 02:07:59 UTC 2013

Se as licenças são compatíveis com nossas lei de direito autoral, então não
tem que inventar licença nova, mesmo. Se já existe, para que gastar recurso
com isso?

Lembro de conversar com o Romain Lacombe em 2011 (pouco antes da OKCon) e
ele me disse que esse foi um ponto controverso lá na França durante a
construção do seu portal de dados abertos (veja o relatório Francês
aqui<https://docs.google.com/file/d/0B6Beiy7lgzPbRnFac1A1dUs3dG8/edit?usp=sharing>-
dei uma procurada agora nas seções que falam sobre licença, mas não
achei
o que queria). Se acabarem reinventando a roda, diga, a licença, o
fundamental é que não coloquem a restrição comercial, coisa típica do
pessoal que acha que só usar Creative Commons é sinônimo de ser livre ou
que não fica atento para isso e fala que qualquer coisa está valendo. Isso
ocorreu em Paris com os dados das bicicletas que podemos alugar, então uma
empresa não pôde usar esses dados para fazer um aplicativo para alguma
coisa útil (que não lembro).

Se olharmos os dados do Brasil no Open Data
Census<http://census.okfn.org/country/>,
veremos que nenhum deles estão claros com relação às licenças usadas. Temos
que subir o Brasil nessa classificação. : )

Carol, por que no Brasil CC0 (domínio público) não é válida conforme a LDA?

Tom

Em 15 de julho de 2013 21:20, Carolina <carolina.rossini em gmail.com>
escreveu:

> Tanto as licencas que eu citei como as que a Dani citou Sao validas sob a
LDA

> Sent from my iPhone

em algumas situações pode surgir uma nova licença para preservar os
princípios de ser livre/aberto e se adaptar as "leis do local".

OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org