[okfn-br] [ogp-br] Fwd: 2ª Reunião Extraordinária do Comitê Gestor da INDA - 16/07/2013

Jorge Machado machado em usp.br
Terça Julho 16 12:35:38 UTC 2013

Concordo plenamente.

Penso que a sociedade civil e o governo federal deveriam desenvolver um
programa de incentivos com metas e indicadores para que os estados e
municípios implementem a Lei de Acesso em sua plenitude. Isso poderia
valer também para o legislativo e judiciário.

A ideia seria simples, por exemplo:
-ter portal para receber e protocolar os pedidos (podem usar o programa
do acessoainoformacao.gov, já que a CGU está disponilizando)
-ter metas de pedidos respondidos e deferidos
- possuir um portal para dados abertos
- publicar os dados orçamentários dentro de um padrão mínimo (tipo de
dados, série histórica, detalhamento formato, etc.)
- possuir um conselho de transparência, criado de forma participativa
com a sociedade civil
- publicar a lista de documentos classificados, prazo, autoridade
classificadora, etc. conforme reza a LAI.
- possuir uma comissão de reavaliação de infomação (que o Governo
Federal já deveria ter...)
- possuir comissão de avaliação independente sobre a implementação da LAI

Em troca os municípios teriam prioridades para financiamentos ou acesso
a um fundo específico, receberiam um selo, etc. E todos estariam
expostos publicamente, numa espécie de ranking, com o nome dos prefeitos
ou presidentes dos tribunais, para que a sociedade pudesse comparar.
Claro, eles deveriam ter um prazo e apoio técnico para isso.

Não vejo outra forma, além dessa de estabelecer incentivos (e sanções).

Abs.,

Jorge