[okfn-br] [thackday] Re: licenças para dados abertos no Brasil ?

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quinta Julho 18 22:25:46 UTC 2013

> [...]
> o objeto da reflexão, mas se a base de dados é pública ou sigilosa. Uma vez
> anonimizada a base, ela é pública, ponto. E cá entre nós, não sei se é o
> caso de começar-se uma reflexão abstrata sobre os possíveis maus usos das
> bases de dados, como seria deste caso que você brilhantemente exemplificou.
> A solução para isso não é deixar de publicar a base, mas regulamentar quais
> critérios os planos de saúde podem, ou não podem, utilizar, para
> diferenciar seus clientes. Em outras palavras: é buscarmos as soluções
> adequadas para os problemas, pensando a partir dos problemas.

Em relação a anonimizar a base, existem relatos de re-identificação utilizando
o cruzamento de informação entre bases.

> [...]
> para todas as regiões. Não se trata de um assunto diferenciável por região
> como é, por exemplo, a resolução de problemas regionais de saúde, educação,
> saneamento básico, etc., específicos de cada região. Para estressar o
> argumento: se fizesse sentido uma solução diferente "customizada" para cada
> região, qual seria esse recorte: o mundo, o continente, o país, o estado, a
> região metropolitana, o município, o bairro, o quarteirão, cada secretaria,
> cada departamento...? Uma licença de base de dados diferente para cada
> bairro, conforme a realidade local? hehehe

Estava pensando em prazos para as unidades se adequarem a nova legislação e a
periodicidade de atualização da base. Por exemplo, boa parte da informação da
cidade de São Paulo já deve estar digitalizada mas uma cidade do interior da
Bahia pode ter sua informação apenas fisicamente e nenhum funcionário preparado
para a mudança.