[okfn-br] IBICT

Luiz Augusto lugusto em gmail.com
Sexta Julho 19 15:38:59 UTC 2013

A minha impressão de estagiário de biblioteconomia é que o IBICT sempre
ficou mais visível aos bibliotecários de bibliotecas especializadas e
universitárias. Tanto que eu, estagiando em uma especializada, infelizmente
tenho plena ciência da degradação que o Instituto vem sofrendo.

Mas, posso estar enganado, essa degradação me parece ser a mesma que a
FBN/Biblioteca Nacional vem passando, e que a profissão de bibliotecário
como um todo também vem passando aqui no Brasil, pelas dificuldades, faltas
de conhecimento, teimosias pessoais etc etc etc da profissão como um todo
em conseguir abraçar o meio digital além do meio tangível/papel.

Exemplo: bibliotecas nacionais da Europa, Ásia, Oceania e a Biblioteca do
Congresso Americano já possuem vasta experiencia em preservação digital,
tendo inclusive seus próprios webarchives.

Aqui no Brasil temos:

1) a FBN que deixa vazamentos e infiltrações destruírem suas coleções de
periódicos impressos;

2) funcionários que, quando questionados sobre o que farão com as
publicações em CD-ROM enviadas por efeito da lei de depósito legal, ficam
perdidos, direcionando telefonemas de um estado a outro (enquanto em outros
países os CDs somem do cenário, aqui eles somem sem nem ter entrado em
cena...);

3) (ainda da FBN) um projeto de digitalização de documentos históricos que
ou não anda sendo ampliado ou não é feliz em sua divulgação, além de
depender de tecnologia e procedimentos proprietários de uma só empresa
(DocPro);

4) Grandes pesquisadores com grande conhecimento de preservação digital,
tando na FBN quanto no IBICT, mas que ainda não conseguiram nem implementar
seus projetos menos ambiciosos;

5) etcs milhares

Voltando ao IBICT em si, é ele no Brasil a referência em DSpace e SEER/OJS,
e grande responsável, ou no mínimo aliado, das editoras universitárias
virem colocando seus periódicos em acesso aberto. Mas, mesmo nessa
iniciativa, me parece que estão conseguindo ter tímidos desenvolvimentos
nos últimos anos.

Enfim, IBICT, se ajude, se divulgue, espalhe sua missão, para que mais
pessoas além dos poucos profissionais da área que, ainda por cima, se
encontra em crise de identidade, possam abraçar a causa. Saia dos
bastidores =)