[okfn-br] ODbL/ODcL Pt-BR -- traducao/adaptacao necessaria

Felipe G. Nievinski fgnievinski em gmail.com
Sexta Julho 26 19:19:40 UTC 2013

Oi Gisele.

A minha motivação é no âmbito de "mapas livres",
veja p.ex. <http://www.openstreetmap.org> (OSM).
Recentemente eles migraram a licença, de CC-BY-SA
para ODbB da OKF.  A dificuldade é que temos acesso
a dados geo-espaciais governamentais, porém o projeto
OSM recusa a sua importação sem que haja licença clara
garantindo que não há infração de direito autoral.  Dito de
outra forma, como provar que os mapas submetidos para
incorporação no OSM não fouram roubados do seu autor?

Quando eu abordo um órgão governamental perguntando
dos termos de uso e redistribuição dos seus dados, tento
obter alguma afirmação semelhante a do IBGE, que diz
disponibilizar seus dados em domínio público (ainda que
exijam atribuição) [1].  Se isso não for aceito pelo órgão,
eu gostaria de oferecer uma licença pronta, para facilitar
ao órgão a confirmação que eu preciso.  Na falta de uma
versão em português da ODbL, eu tenho indicado a CC.

Resumindo, tenho duas preocupações:
- a atual abertura técnica, não legal, da INDA é inefetiva;
- o fato da ODbL não existir em portugues diminui as suas
chances de ser escolhida para uma eventual recomendação
por parte da INDA.

Abcs,
-Felipe.

Message: 2