[okfn-br] De quem poderemos receber financiamento? Haverá restrições? Quais?

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Sexta Março 1 04:22:12 UTC 2013

Caros,

abrindo um novo tópico e copiando aqui alguns comentários do pad
<http://br.okfnpad.org/okfnbr-bylaws> do Alexandre Abdo e do Thiago
Rodon, gostaria de fazer uma pergunta básica, que certamente se
desmembrará em mais tópicos, como o formato da organização, por
exemplo. A pergunta é:

- De quem poderemos receber financiamento?

Quem quiser usar a lista para levantar o que pensar, tudo bem. Mas o
ideal seria irmos organizando as ideias no pad, para depois colocarmos
num documento mais sólido.

"1. A OKFn tem algum tipo de restrição sobre quem pode financiá-la?
Teremos alguma adicional na OKFnBr?

Re: Tom: 1.a) Seria um tiro no pé tentar não aceitar financiamento
público? Por exemplo, se uma prefeitura quer uma consulta sobre o
possível uso do CKAN, seria ruim aceitar dinheiro público para esse
tipo de consultoria e uma possível prestação de serviço? A OKFN Centra
oferece esse tipo de serviço para diversos governos.

Re: Thiago Rondon 1.) Eu não gosto da ideia de receber financiamento
público como "patrocinio".

Abdo: Hmm. O que quer dizer por "patrocínio"? Em que caso isso aconteceria?
Thiago: Uma coisa que eu gosto, é como a fundação Avila faz a
abordagem com relação a este tipo de cenário, por exemplo, eles não
oferecem o dinheiro para uma ONG que esta trabalhando em cima de
alguma causa diretamente, mas sim para uma empresa ou organização (que
pode ser uma ONG) de tecnologia que tem um perfil e uma aliança sólida
para receber os recursos para execução do projeto, acerditando que
este método pode ser mais eficiênte para a realização do projeto por
que esta trabalhando em cima da causa em questão. Invertendo um pouco
o cenário, eu acredito que neste caso, um dos papeis da OKFN seria
interessante, de estimular empresas a suportarem e oferecem
consultoria em cima da plataforma CKAN. Ou seja, nos podemos estimular
que empresas façam esta ponte com o governo, e esta empresa poderia
contratar a OKFN para repassar o conhecimento, desta forma, eu
acredito que iremos criar um ecosistema mais interessante de
manutenção do projeto como um todo.

Re[2]: Estava pensando mais no caso de organismos privados. Vamos
aceitar doações de partidos políticos, de empresas de qualquer tipo
etc?

1.b)

2. Qual a contrapartida que os os participantes do board deverão ter ?
Na minha opinião, é importante que isto seja claro, e que exista
obrigações para que o ecosistema seja mais saúdavel e construtivo."

OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org