[okfn-br] Ajuda, ideias sobre contato com prefeituras

Daniela Mattern daniela.mattern em it3s.org
Terça Março 5 11:45:42 UTC 2013

Pensei agora em uma idéia de como poderiamos fazer:

- Pegar um distrito e fazer um mutirão de andar pelas ruas, tirar fotos das
coisas quebradas, buracos, falta de iluminação, etc.
- Abrir para cada coisa que inserimos na plataforma um ticket no SAC e
protocolar na plataforma (tem uma seção de comentários e podemos deixar o
número do ticket ali)
- Colar adesivos ou criar uma pequena arte de rua e deixar em postes de
luz, lixeiras, etc. que estão em pleno funcionamento. Divulgar
paralelamente isso no bairro (mídia local, eventualmente um informe para as
casas).
- Acompanhar o projeto

Efeito colateral positivo: Vamos ver se os moradores vão se mobilizar para
notificar ... Caminhei muito por diversos distritos no último ano,
conversei com muitos moradores, sobre buracos de rua, falta de iluminação,
etc. mas a reclamação sempre foi mais ou menos assim:

- eu: "Mas por que tem esse lixão ali na calçada."
- morador: "ah, por que os moradores não respeitam e a prefeitura não faz
nada."
- eu: "Mas você já informou pra alguém."
- morador: "Falei pra vizinha."
- eu: "Mas você não notificou pra prefeitura, ligou pro SAC."
- morador: "Ah, o que adianta ??? Eles não fazem nada, não liguem."

bom, será?
Enfim, podemos fazer um flashmob/mutirão nesse sentido. Temos GPS aqui ...
só falar quando, como e onde.

o que acham?

um abraço

Daniela