[okfn-br] URG - Brazilian Draft Opinion to WTPF-13

Carolina Rossini carolina.rossini em gmail.com
Quarta Maio 1 15:57:47 UTC 2013

 Pessoal

esse documento circulou em algumas listas internacionais e fiquei bem
preocupada.

ele da a entender algumas coisas, e nao sei exatamente quem esta liderando
isso no governo...mas propoe o governo como lider do processo, colocando
menos relevancia para participacao de outros atora e provavelmente

isso poderia ter feito sentido no tempo da ICANN, em relacao as
controvercias sobre a lideranca do governo americano...mas nao parece ser o
caminho que queremos agora...o que acham???

esse tema tambem foi discutido em um grupo de trabalho que preparou
opinioes para melhorar a cooperacao e o processo multistakeholder, sendo
que o resultado desse grupo foi ratificado por todos os membros...(Saudi
Arabia, Iran, U.K., U.S., etc.). Nesses resultados, o governo eh apenas um
dos atores, e nao o ator central

acho que pegaria muito mal ter o Brazil - ainda mais agora que estamos
tentando passar o Marco Civil - liderar esse movimento "de volta ao passado"

ainda eh uma minuta....e parece que o EUA vai pressionar contra...mas seria
bom nos envolvermos como sociedade civil

o que acham?

bjs

 ** **

--