[okfn-br] URG - Brazilian Draft Opinion to WTPF-13

Joana Varonferraz joana em varonferraz.com
Quarta Maio 1 16:56:35 UTC 2013

Oi Carol,

É uma opinion de que paises?

O Brasil fez contribuições no processo preparatorio para a WTPF, no sentido de apoiar o multistakeholderism, mais nos moldes do CGI, ao q parece... Mas como é a Anatel que esta coordenando o processo preparatorio e que ira atuar durante a reuniao, nunca se sabe..  O que eu vejo é sempre uma Anatel simpatica à ideia da ITU ter maior papel na governanca da rede.

Alem disso, infelizmente o WTPF sera junto com o W3C e teremos, ate onde sei, uma representaçao reduzida do CGI. Durante WCIT soh tivemos 1 representante do CGI. Considero que, junto comigo e representantes de associacoes de provedores e broadcasters, essa participacao foi essencial para intimidar um posicionamento mais digamos "ITU take over friendly" ou que ameaçasse a neutralidade de rede. No WTPF nao sei como sera...

Dito isso, considero essa uma reuniao critica, pois vai levar adiante temas que ha tempos sao discutidos no IGF, mas agora na ITU (com maior poder propositivo/executivo). Vc ira participar? Infelizmente nao tenho minha ida$$ garantida ainda.... ;)

Bj

Joana

Joana Varon Ferraz
Researcher
Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS/FGV)
www.freenetfilm.org