[okfn-br] Fwd: [BOAI] Who is afraid of open access ?

Jorge Machado machado em usp.br
Quinta Maio 2 21:55:20 UTC 2013

O Scielo caiu nas garras da Thompson-Reuters.

http://aims.fao.org/community/blogs/thompson-reuters-announces-addition-scielo-database-web-knowledge
http://agencia.fapesp.br/15943

As coisas estão acontecendo aos poucos e silenciosamente desde o ano
passado... Um colega editor de revista me falou sobre custos que deverão
ser repassados às revistas (e destas, talvez aos autores ou agências de
pesquisa), referentes aos serviços editoriais que o Scielo prestava
(pagos majoritariamente pela FAPESP). Mas há muito sigilo envolvido,
pois nem sequer os editores parecem informados.

Através da Lei de Acesso pedi cópia dos contratos, convênios e outros
documentos envolvendo a FAPESP e a Thompson-Reuters. Qualquer novidade,
repasso nas listas. Se alguém souber de algo mais, posta aí.

Abs.,
Jorge