[okfn-br] URG - Brazilian Draft Opinion to WTPF-13

Patrícia Cornils patriciacornils em gmail.com
Quinta Maio 2 22:50:47 UTC 2013

Em quinta-feira, 2 de maio de 2013, Joana Varon<joana em varonferraz.com>
escreveu:
> Caros,
>
> Bati os documentos por aqui. O que o Vagner mandou é outro e o que a
Carol repassou é o mais atual, está tb como contribuição brasileira no site
da ITU. Olhando os docs no site e conversando com quem foi no IEG meeting,
basicamente o histórico é assim:

http://www.itu.int/en/wtpf-13/Pages/ieg.aspx) entendo que:

http://www.itu.int/md/S13-WTPF13IEG3-C-0002/en = Opinion X / Contribuição 2

> - Durante o IEG entendo que este documento foi rejeitado e pedido para
ser modificado.
> Logo foi publicado, em 7/2, a contribuição 39 como temporary document.
Sendo a fonte: Convener
> http://www.itu.int/md/S13-WTPF13IEG3-C-0039/en
>
> Fica a dúvida se este é um update foi feito pela delegação Brasileira. Se
foi uma tentativa de documento de consenso,  entre quem? Entendi que ele
não foi endorsado pelo IEG e que tecnicamente não será debatido no WTPF.

> Por fim, na lista de documentos do WTPF (
http://www.itu.int/md/S13-WTPF13/new/en) temos que depois, no dia 26 do 4,
temos a submissão de outro documento Brasileiro:
> Contribution from Brazil - Draft Opinion on the role of Government in the
multistakeholder framework for internet governance, que é o que a Carol
mandou. Portanto, no que devemos nos ater.

> Como a anatel saiu de uma posição e chegou nessa última, não sei
explicar... ainda.

> bjo!
>
> joana
>

> 2013/5/2 Oona Castro <ocastro em wikimedia.org>
>
> beleza. Se precisar, eu falo, mas como Joana já adiantou e tem contato
com quem está tocando, aguardo os próximos passos.
> bjs
>

> 2013/5/1 Joana <joana em varonferraz.com>
>
> É sempre bom falar com o Marcelo, mas o contato na anatel no caso é
o Sergio Antonio Garcia Alves Junior.
> Ele que tem feito os chamados de participação no processo preparatorio
para o WTPF, é aberto e boa gente... Vou olhar os docs com calma e pedir
esclarecimentos e repasso a resposta por aqui. Vou perguntar apenas qual é
o doc mais atual e qual esta valendo, sem entrar no merito ainda,ok? Para
isso, nos articulamos melhor. Geralmente ele responde rapido.
> [...]
> ----
> Joana Varon
> Pesquisadora e coordenadora de projetos
> Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS/FGV)
> @joana_varon
> On May 1, 2013, at 8:06 PM, Carolina <carolina.rossini em gmail.com> wrote:
>

> Vc topa falar com ele? Talvez em coordenando com a Graci? Ajudo no que
precisar

> Sent from my iPhone
> On May 1, 2013, at 5:20 PM, Oona Castro <ocastro em wikimedia.org> wrote:
>
> Alguém já tentou falar com o Marcelo Miranda, representante da sociedade
civil no Conselho Consultivo da Anatel?
> Abs
> Oona
>

> 2013/5/1 Graciela Selaimen <graciela em nupef.org.br>
>
> Oi, pessoal
>
> de fato, o c.a. vai estar no Canadá 3.0 e eu estarei em Nairobi. Até onde
sei a reunião do CSTD é outra, no final de maio.
> Acho que vale uma conversa com a Anatel antes de trabalhar num documento
com nossa posição, até pra produzirmos um 'statement' bem informado.

> abs,
> Graci
>
> Em 5/1/13 3:36 PM, Vagner Diniz escreveu:
>
> Joana,
> Acho que o CA não vai, porque parece que ele vai para Canadá 3.0. A
Graciela deve ter mais informações. Com certeza o Glaser, secretário
executivo do CGI, vai para o CSTD. Não sei irão outros.
> Ontem, participei de uma reunião no Itamaraty sobre o tema governança da
Internet. Esse assunto foi levantado. A Anatel seguiu essa linha que você
destaca. Embora adote o discurso multisetorial do governo, ela defende um
papel mais atuante dos governos nesses foruns, pois considera que os
governos são alijados do processo.
> A Anatel também disse que apresentou um documento dela sobre governaça
multisetorial da Internet na WTPF 2013: Informal Experts Group da ITU

--
Patrícia Cornils
11 8372-7473